Jovens Talentos

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

O Programa Jovens Talentos para a Ciência tem por objetivo a concessão de bolsas de estudos de iniciação científica a estudantes que ingressaram no primeiro semestre letivo nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. As bolsas terão duração de 12 meses, improrrogáveis. A expectativa é de que os bolsistas desse Programa estejam aptos após um ano a passarem para bolsas de Iniciação Científica, PIBID, PETs, Programa Ciência sem Fronteiras ou outros de iniciativa da instituição.

Para participar do Programa, o aluno necessita dos seguintes requisitos e compromissos:
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação;
- Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
- Ser selecionado, mediante aprovação em testes regulares promovidos pela Capes e CNPq;
- Estar recebendo apenas essa modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com bolsas de outros programas da Capes ou do CNPq ou bolsas de outras instituições;
- Devolver a Capes, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

Todo bolsista do Programa terá um orientador que indicará as atividades a serem desenvolvidas durante toda a vigência da bolsa. O aluno deve dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho de seu orientador e participar das atividades oferecidas pela instituição, tais como seminários, eventos, palestras e cursos de língua estrangeira. Além disso, deve entregar uma frequência mensal, relatando as atividades desenvolvidas a cada mês que participa do Programa. Esta frequência deve ser entregue no Departamento de Programas Acadêmicos (DPA), que se localiza no Centro Administrativo da UFAM, até o último dia útil do mês. Para mais informações, procurar o DPA.