Página inicial > Formas de Ingresso

Formas de Ingresso

Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 11h23 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2019, 11h47 | Acessos: 10518

Sistema de Seleção Unificada - Enem

É o critério de seleção para  preenchimento de 50% (cinquenta por cento) das vagas nos cursos de graduação. Os demais 50% das vagas são disponibilizadas para  o Processo Seletivo Contínuo - PSC. As vagas a serem preenchidas por meio do ENEM/SISU obedecerão as condições dispostas em Edital, observados, ainda, os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Processo Seletivo Contínuo - PSC

Criado pela Resolução 18/98, do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep), com alterações feitas pela Resolução 014/00, o PSC é forma de ingresso estabelecida pela Universidade Federal do Amazonas,  com seleção feita em avaliação seriada e contínua nas três séries do ensino médio. 50% (Cinquenta por cento) das vagas dos cursos da Ufam são reservadas para o PSC, sem caráter adicional, que serão preenchidas pelos candidatos selecionados. Podem se inscrever todos os alunos do ensino médio matriculados em escolas credenciadas pelo Conselho Estadual de Educação. Alunos reprovados serão automaticamente excluídos do PSC, exceto os discentes da 1ª série. As inscrições são renovadas a cada etapa. Outras informações também no site da Comissão Permanente de Concursos - Compec.

Processo Seletivo Interior - PSI

O PSI destina-se ao preenchimento de vagas para os cursos ministrados nas sedes dos campi do interior instalados nos  polos do Alto Solimões (Benjamin Constant), Médio Solimões (Coari), Médio Amazonas (Itacoatiara), Vale do Rio Madeira (Humaitá) e Baixo Amazonas (Parintins). As vagas oferecidas são para ingresso no segundo semestre letivo.

Processo Seletivo Extramacro  - PSE

O Processo Seletivo Extramacro permite o ingresso de candidatos por meio das seguintes modalidades:

Reopção - (Transferência de Curso Interno) é o processo de transferência do estudante da UFAM de um curso para outro, dentro da mesma área de conhecimento;

Portador de Diplomao portador de Diploma de Curso Superior poderá candidatar-se a outro curso da mesma área de estudos de sua graduação;

Transferência Facultativa - A Transferência Facultativa é forma de Ingresso do estudante oriundo de outras Instituições de Ensino Superior, no decorrer do curso, desde que o Curso de origem esteja devidamente reconhecido e seja idêntico ou equivalente ao da Ufam e que o estudante haja concluído o mínimo de créditos/horas exigidos de acordo com o Edital.

O PSE será ofertado de acordo com a disponibilidade de vagas, com previsão no calendário Acadêmico.

Transferência Ex-Officio (Obrigatória)

É a Transferência definida na Lei nº 9.536, de 11/12/97 que regulamenta o Art. 49 da Lei nº 9.394, de 20/12/96 (nova LDB), Portaria Ministerial nº 975/92, de 25/06/92 e resolução nº 12, de 02/07/94 do Conselho Federal de Educação. Esta modalidade de transferência independe da existência da vaga e época atingindo o servidor público federal da administração direta ou indireta, autárquica, fundacional, ou membro das forças armadas, regidos pela lei nº 8.112, inclusive seus dependentes, quando requerido em razão de comprovada remoção ou transferência Ex-Offício. Esta transferência deverá implicar em mudança de residência para o município onde se situe a instituição recebedora ou para localidade próxima a esta, observadas as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Educação - CFE.

Programa de Estudante Convêncio -  PEC/G

O Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC/G) constitui uma atividade de cooperação prioritariamente, com países em desenvolvimento, com foco na formação de recursos humanas, possibilitando aos cidadãos de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizarem estudos universitários no Brasil, em nível de graduação, através das instituições de ensino superior, brasileiras, participantes do referido Programa. O programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores por meio da Divisão de Cooperação Educacional do Departamento de Cooperação Científica Técnica e Tecnológica (DCE/DCT/MRE) e pelo Ministério da Educação por meio da Divisão de Assuntos Internacionais da Secretaria de Educação Superior(DAI/ SESu/MEC).

Aluno Cortesia

Matrícula Institucional de Cortesia consiste na admissão de estudantes estrangeiros que são funcionários internacionais ou seus dependentes, que figuram na lista diplomática ou consular, conforme Decreto Federal nº. 89785, de 06/06/84 e Portaria 121, de 02/10/84. O aluno cortesia é dispensado do concurso vestibular e o diploma superior obtido no final do curso não lhe confere o direito de exercer a profissão no Brasil.