Página inicial > Últimas Notícias > Calouros 2019 são recepcionados com festa e muita informação

Calouros 2019 são recepcionados com festa e muita informação

• Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 14h32
  • Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 17h23

Unidades acadêmicas em Manaus prepararam momentos de acolhidas especiais para receber seu novos alunos. Confira algumas das recepções feitas para os calouros:

Escola de Enfermagem

Com aula magna intitulada ‘O trabalho de enfermagem em múltiplos cenários’, proferida pela professora Elizabeth Teixeira, diretora do Centro de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem, a Escola de Enfermagem iniciou seu ano letivo de 2018.

A acolhida aos calouros aconteceu de 05 a 09 de março, quando os ingressantes participaram da pesquisa “Calouros de enfermagem: quem são e porque querem ser enfermeiros”, tendo como pesquisadores os professores Nair Chase, Gilsirene Scantelbury e José Ricardo Fonseca. Durante o evento, os novos alunos conheceram mais sobre o curso, a Escola de Enfermagem e a Ufam e a enfermagem como profissão.

A recepção contou com a participação dos órgãos de representação de classe dos enfermeiros (Conselho de Enfermagem, Associação Brasileira de Enfermagem e Sindicato dos Enfermeiros do Amazonas) e do Centro Acadêmico de Enfermagem (Cacen), como órgão de representação estudantil. Também estiveram presentes o Departamento de Apoio ao Estudante (Daest), que apresentou as ações de auxílio aos estudantes, a Assessoria de Relações Internacionais e Insterinstitucionais (Arii), que mostrou um pouco das oportunidades e os procedimentos para a realização de intercâmbio com outras universidades nacionais e internacionais, e a Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), cenário de prática dos acadêmicos de enfermagem da EEM.

As ações de ensino da graduação e pós-graduação, de  pesquisa e de extensão desenvolvidas pela EEM também foram apresentadas por meio de seus coordenadores, dos líderes dos grupos de  pesquisa e dos coordenadores dos projetos de extensão.

Segundo a coordenadora do curso de enfermagem em exercício, professora Ilse Sodré da Motta, a acolhida aos calouros é sempre um marco na história da EEM: “A recepção dos novos alunos tem como objetivo apresentar a profissão, inseri-los na vida acadêmica, estabelecer vínculos e mostrar a EEM e a Ufam como sua instituição formadora. Para os enfermeiros docentes, a acolhida tem também o compromisso de divulgar a profissão, valorizar suas conquistas e destacar seu caráter de essencialidade”, afirmou a professora.

Para o recém-chegado ao curso, Christian Fróes Assunção, as apresentações reiteraram sua escolha pela Enfermagem: “As informações sobre a atuação do enfermeiro, apresentadas na acolhida aos calouros, vão ao encontro da opção que fiz pelo curso, e tenho certeza de que realmente quero ser enfermeiro”. Já a caloura Katarina dos Santos Araújo ficou surpresa em saber a ampla área de atuação dos enfermeiros: “A acolhida aos calouros trouxe informações sobre a enfermagem até então eu desconhecia, estou surpresa com o vasto campo de atuação do enfermeiro e suas competências”.

Graduação em Relações Públicas

Foto: Facebook Curso RP-UfamFoto: Facebook Curso RP-UfamO curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) realizou uma semana de recepção e integração dos 34 alunos ingressantes na graduação. A programação teve início na segunda-feira, 5 de março, com uma apresentação e um tour pelo Setor Norte da Universidade, com o apoio do Programa VIP, coordenado pela professora Célia Carvalho.

Na terça, dia 6, as atividades ocorreram no auditório Rio Solimões (IFCHS), e contou com uma programação de apresentação do curso, estrutura curricular, corpo docente e produtos que foram desenvolvidos e apresentados no evento de comemoração dos 40 anos do curso, no final do ano passado, como a Revista Institucional “Em Cartaz”, a Revista Científica “Conexões” e o documentário institucional produzido pelos alunos. A professora Judy Tavares, coordenadora do curso, iniciou dando as boas- vindas aos novos alunos e, em seguida, explicou o perfil e a dinâmica de funcionamento do curso na FIC. A atividade contou com a presença dos corpos docente e discente do curso de RP.

Foto: Facebook Curso RP-UfamFoto: Facebook Curso RP-UfamO evento foi construído em um trabalho conjunto da coordenação do curso, professores e alunos dos diversos períodos do curso. O acadêmico Mateus Pacheco, do 7º período, explicou o processo de construção desse evento. “Todo o trabalho desenvolvido, para que essa semana ocorresse, veio de dados obtidos da pesquisa oriunda de um trabalho de conclusão de curso da aluna finalista do curso, a Bianca Alves. Assim, a coordenadora convidou alguns alunos, de forma voluntária, para participarem do processo de criação do conceito do evento, da construção da programação e organização das atividades. Temos pessoas de todos os períodos envolvidos neste projeto, para que os calouros possam se sentir bem recepcionados e cheguem à universidade tendo um conhecimento inicial  e essencial sobre as funcionalidades da Ufam, do próprio curso e, também, do mercado de trabalho”.

Durante toda a semana, o curso promoveu outras atividades de integração como mesas- redondas, oficinas, apresentações e palestras que abordaram temáticas voltadas a experiências no mercado de trabalho, com a presença de egressos do curso, as atividades e a oportunidades em mobilidade acadêmica e o processo de inserção e vivência do indivíduo no ambiente universitário. Houve, ainda, a realização de um piquenique entre os novos alunos, os veteranos e professores, para congratular esse momento importante na vida do curso.

Matéria Ascom