Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Gabriel da Cachoeira será sede do novo Campus da Ufam
Início do conteúdo da página
Notícias

São Gabriel da Cachoeira será sede do novo Campus da Ufam

  • Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 16h55
  • Última atualização em Quarta, 17 de Dezembro de 2025, 13h42

De acordo com a Portaria 868/2025 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC),  foi autorizado o credenciamento do Campus de São Gabriel da Cachoeira da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A medida é uma marco na história na expansão da educação superior pública na região do Rio Negro, cujo o início data de 19 de junho de 1997, quando o Conselho Universitário (Consuni), sob a Presidência do Reitor Nelson Abrahim Fraiji, aprovou a implantação do Centro Universitário do Polo do Rio Negro, no Município de São Gabriel da Cachoeira. O credenciamento é resultado do esforço da Gestão (2025 - 2029) que tem a frente a professora Tanara Lauchsner (Reitora) e o professor Geone Souza Maia (Vice Reitor), juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, por meio da Procuradoria Educacional Institucional.

A primeira fase do trabalho de acordo com a professora Camila Ferreira (Procuradora Educacional) foi a retomada do Processo SEI que tratava da aprovação do Campus de São Gabriel da Cachoeira, organização de toda a documentação dos autos para compreensão dos movimentos realizados até a presente data (julho de 2025). "Então, após constituído o Processo e-MEC, composto por descrição detalhada da Missão, Objetivos e Metas da Instituição; Histórico e desenvolvimento da Instituição de Ensino; Perfil do Corpo Docente e do Corpo Técnico-Administrativo; do Plano de Acessibilidade; do próprio Regimento da UFAM e do investimento financeiro via Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, nós oficializamos a solicitação do Credenciamento do Campus junto ao MEC dia 31 de julho de 2025", complementa a Procuradora.

Após findo o prazo de quatro meses, veio a resposta positiva do Ministério da Educação para início dos trabalhos de funcionamento, assim ficou definido que o primeiro curso ofertado será o de Formação de Professores Indígenas, elaborado com base no Projeto Pedagógico do Curso ofertado pela Faculdade de Educação (Campus Sede). "A ideia é ir ampliando os cursos a partir das vagas docentes e de TAEs que forem chegando para São Gabriel", explica.

Links Relacionados
Resolução 022/1997
Credenciamento MEC
Audiência Pública para criação do Campus
Assinatura do Contrato para construção do Campus

registrado em:
Fim do conteúdo da página