Página inicial > Últimas Notícias > Proeg promove curso de Capacitação Docente em Metodologias Ativas

Proeg promove curso de Capacitação Docente em Metodologias Ativas

• Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2019, 16h10
  • Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 11h45

Com palestra de abertura proferida pela professora Neusi Aparecida Navas Berbel, da Universidade Estadual de Londrina, o curso de Capacitação Docente em Metodologias Ativas visa, dentre outros objetivos, identificar e analisar as principais características das metodologias ativas de ensino/aprendizagem e suas implicações no processo de formação dos profissionais das diversas áreas do conhecimento, bem como propor encaminhamentos para a continuidade e aprofundamento de estudos sobre Metodologias Ativas no âmbito de cada curso.

De acordo com a diretora do departamento de Apoio ao Ensino, Raimunda Saboia, a iniciativa está inserida na política de capacitação continuada dos docentes. "Sobretudo objetivamos sensibilizar e/ou despertar os professores da Ufam para a importância de uma adoção de postura em sala de aula que promova clima de integração professor-aluno de forma a desafiar o aluno a ser sujeito do seu aprendizado", comenta.

Além disso, a diretora enfatiza ser responsabilidade das instituições de Ensino Superior formar corpo docente com capacidade para avaliar criticamente o uso de técnicas e estratégias educacionais que viabilizem a aprendizagem ativa, buscando dar ao aluno autonomia na construção de seu aprendizado e formação e, ao mesmo tempo, assegurar a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Para o aluno Vinícius de Souza Lima (9º período de Engenharia de Produção), esta é uma discussão merecedora de total atenção tanto por parte dos professores quanto dos alunos uma vez que o fim do processo educacional é a aprendizagem do aluno, processo que por envolver o elemento humano se torna complexo desde o momento da abordagem. "Pessoas são diferentes e aprendem diferentes, ou seja, existem muitas formas de aprendizado, mas penso que a aproximação do professor é essencial para surgimento de diálogo, os melhores aproveitamento que tive foram nas poucas disciplinas em que o professor conseguiu deixar o grupo a vontade para expor suas dificuldades e dialogar sem receio", explica. O discente diz ainda que embora o aluno possa se tornar sujeito do seu aprendizado, a dúvida sempre existirá, neste momento o professor é a parte que completará o processo, uma vez que por meio do domínio do conteúdo programático, vivências e experiências, e diálogo, mostrará o aluno todas as possibilidades de esclarecimento.

A abertura do evento (aberto à comunidade acadêmica e público em geral) será no dia 8 de maio, às 9h, no auditório Eulálio Chaves, localizado no setor no Campus Universitário, com palestra proferida pela professora Neusi Aparecida Navas Berbel, da Universidade Estadual de Londrina.

As unidades acadêmicas deverão indicar os docentes (40 vagas) para participação no curso a ser ministrado pela professora Neusi Berbel, de 8 (somente no período da tarde) a 10 de maio, 2019, na Escola de Enfermagem (Rua Terezina, 495 - Adrianópolis).

Sobre a Palestrante

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1982). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Pós-doutora em educação pela Unicamp (2010). Professora aposentada da UEL/Universidade Estadual de Londrina a partir de abril/2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior, atuando principalmente com os temas: metodologia da problematização com o Arco de Maguerez, avaliação da aprendizagem, formação de professores e pesquisa.

Sobre Metodologias Ativas

Para melhor compreensão sobre o tema Metodologias Ativas, acesse aqui.

Acesse folder do evento.

Informações departamento de Apoio ao Ensino (DAE), por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.