Página inicial > Últimas Notícias > ICB cria Grupo de Trabalho para Virtualização do Instituto

ICB cria Grupo de Trabalho para Virtualização do Instituto

• Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 13h50
  • Última atualização em Quarta, 03 de Março de 2021, 13h45

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) comemora, em 2020, 50 anos de existência, mas o grande desafio tem sido enfrentar a Pandemia da Covid 19, quem conta uma parte dessa história é o professor Thierry Gasnier, que junto com a professora Andrea Waichman estão coordenando (Portaria 27, de 2020) o Grupo de Trabalho para Virtualização das Atividades Acadêmicas do Instituto. “Então, desde 2012 eu ministro disciplina semi presencial no curso de Ciências Biológicas, mas agora com a pandemia da Covid 19 eu acredito que devemos ampliar a oferta de aulas online”, conta.

De acordo com o docente, a virtualização do ICB recebeu total apoio da direção e foi planejada como uma das principais ações de enfrentamento da crise epidêmica pelo subcomitê responsável por desenvolver atividades para enfrentar a necessidade de isolamento social, dessa forma, foi criado, em caráter experimental, o primeiro Grupo de Trabalho para a Virtualização (GTV) com cerca de quinze docentes, a ideia era realizar espécie de teste, se a experiência funcionasse seria replicada. “Nesta primeira fase do trabalho nos preocupamos bastante em sensibilizar os professores, sem essa adesão nosso avanço seria de forma mais lenta, então eu e a professora Andrea Waichman  conduzimos os trabalhos de forma que o clima fosse de aprendermos juntos, sem a ideia de um curso pronto, mas um momento para nos reunirmos e aprendermos uns com os outros, ou seja, uma construção coletiva”, comenta. Para surpresa dos coordenadores, houve grande aceitação por parte, inclusive, de docentes externos (UEA, UEPA, UFPA e UnB) à Ufam, que ao saber da iniciativa demonstraram total interesse em participar. Os discentes também foram envolvidos no processo, com a participação de um total de 150 alunos dos cursos do ICB que opinaram sobre virtualização em reuniões organizadas pelo subcomitê do ICB de enfrentamento à Covid 19.

Atualmente, os grupos de trabalho continuam se reunindo e preparando seus ambientes virtuais de aprendizagem para iniciar a interação com os alunos, além disso, os mediadores (nomeados pela Portaria 27, de 2020) realizam reuniões periódicas para avaliar os progressos em cada GTV e planejar ações conjuntas.  “Então, apesar de muitos docentes ainda resistirem à ideia de virtualização, porque talvez acreditem que podem virtualizar simplesmente apresentando aulas em plataformas de reunião sem adaptações, eu diria que o processo de virtualização do Instituto está em um nível bom, claro precisamos melhorar, mas consideramos um grande avanço hoje estarmos com cerca da metade dos docentes se preparando apropriadamente para a virtualização”, explica.

Mas, quanto a falar de sucesso, o professor Thierry diz que ainda é cedo para isso, mesmo considerando que a experiência tem sido positiva, principalmente quanto à riqueza do aprendizado coletivo, um vez que a adesão dos professores em participar dos GTVs tem sido ampla. “Só poderemos falar em sucesso quando começarmos a atuar virtualmente com os alunos”, expõe.

Além dos trabalhos dos GTVs, o ICB desenvolve intensa atividade virtualizada (reuniões de departamentos, de comissões, orientações de monografias, dissertações e teses, defesas de dissertações e teses, projetos de extensão, rodas de conversas, dentre outras). Como exemplo, o professor cita o Projeto de Extensão “Casa da Física”, idealizado pelo professor aposentado Pedro Cordeiro, que continua funcionando de forma virtual e com bons resultados. “Eu participo todas semanas (desde abril de 2020) do projeto, juntamente com alunos licenciandos da Ufam, durante os encontros virtuais interagimos com alunos do ensino fundamental e médio com esclarecimento de dúvidas sobre Ciência e ensino da Física.  No ICB só não estão virtualizadas as aulas”, conclui.

O trabalho de virtualização do ICB conta com participação de professores, técnicos em educação e discentes, tendo como mediadores dos GTVs os professores  Andrea Waichman, João Fulan, Isabelle Cordeiro; Maria das Neves, Alessandra Magalhães,  Juliana Araujo,  Italo Matos e Diego Pinange, e a técnica em educação Deisy Saraiva.

Acesse aqui para ver Guia de Virtualização do Instituto