Página inicial > Últimas Notícias > PROEG divulga editais para vagas no PIBID (CAPES)

PROEG divulga editais para vagas no PIBID (CAPES)

• Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 15h37
  • Última atualização em Segunda, 31 de Agosto de 2020, 14h46

Por meio dos editais n° 009 e 010/2020 - DPA/PROEG, a UFAM seleciona de forma remota discentes da Universidade para bolsas de Iniciação à Docência e docentes da rede básica de ensino para bolsas de Professor Supervisor no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES). O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
     Para os discentes da UFAM, serão disponibilizadas 576 (quinhentos e setenta e seis) cotas para a modalidade bolsista de Iniciação à Docência (ID) e 144 (cento e quarenta e quatro) cotas para a modalidade voluntário de Iniciação à Docência (ID). As bolsas serão destinadas a estudantes dos 24 (vinte e quatro) Núcleos/Licenciaturas vinculadas aos 10 (dez) Subprojetos da UFAM. Cada um dos 24 núcleos possui 24 cotas na modalidade Bolsas de Iniciação à Docência (ID) e 6 cotas modalidade voluntário de Iniciação à Docência.
    Para os docentes da Rede Básica, serão disponibilizadas 72 (setenta e duas) cotas de bolsa para a modalidade Professor Supervisor bolsista destinadas aos docentes das escolas públicas e Institutos Federais participantes distribuídas nos 10 (dez) Subprojetos contendo 24 (vinte e quatro) Núcleos/Licenciaturas. O número máximo de cotas em cada um dos 24 núcleos é de 3 (três) bolsas.
    Nos Núcleos dos cursos de Licenciatura de Educação à Distância (EaD), o total das cotas de bolsa será dividido pelo número de polos participantes do curso, para Iniciação à Docência e Professor Supervisor.
    Os discentes bolsistas na modalidade Iniciação à Docência receberão da CAPES bolsas no valor de R$400,00 (quatrocentos reais), enquanto os docentes da educação básica atuando como Supervisores receberão bolsas no valor de R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). Estão disponíveis também vagas para voluntários de Iniciação à Docência.
    Os editais contendo os procedimentos e critérios das seleções, bem como os cursos e escolas participantes para cada área, podem ser encontrados aqui.