Página inicial > Últimas Notícias > PROEG divulga editais para vagas no Programa de Residência Pedagógica (CAPES)

PROEG divulga editais para vagas no Programa de Residência Pedagógica (CAPES)

• Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 17h29
  • Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 09h52

Por meio dos editais n° 011 e 012/2020 - DPA/PROEG, a Ufam seleciona de forma remota discentes da Universidade para bolsas de Residência Pedagógica e docentes da rede básica de ensino para bolsas de Professor Preceptor no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (CAPES). O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
Para os discentes da Ufam, serão disponibilizadas 672 (seiscentos e setenta e duas) cotas para a modalidade Residente bolsista e 168 (cento e sessenta e oito) cotas para a modalidade Residente voluntário. Para os docentes da Rede Básica, serão disponibilizadas 84 (oitenta e quatro) cotas de bolsa para a modalidade Professor Preceptor bolsista destinadas aos docentes das escolas públicas e Institutos Federais participantes. As bolsas serão destinadas aos 28 (vinte e oito) Núcleos/Licenciaturas vinculadas aos 15 (quinze) Subprojetos da Ufam. Cada um dos núcleos possui 24 cotas na modalidade residente bolsista e 6 cotas modalidade residente voluntário, tendo como máximo 3 preceptores bolsistas.
Os discentes residentes bolsistas receberão da CAPES bolsas no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), enquanto os docentes da educação básica atuando como preceptores receberão bolsas no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais). Estão disponíveis também vagas para residentes voluntários.
Os editais contendo os procedimentos e critérios das seleções, bem como os cursos e escolas participantes para cada área, podem ser encontrados aqui.