Página inicial > Últimas Notícias > VI Seminário de Iniciação Científica do Grupo PET de Física

VI Seminário de Iniciação Científica do Grupo PET de Física

• Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 12h30
  • Última atualização em Sexta, 25 de Fevereiro de 2022, 08h31
Com o objetivo de divulgar os trabalhos de iniciação científica dos estudantes do Grupo PET-Física, a coordenação do Programa promove, nos dias 3 e 4 de março, das 8 às 12h, o  "VI Seminário de Iniciação Científica do grupo PET Física Ufam", o evento será   transmitido via webconferência

De acordo com o coordenador e tutor, professor Igor Padilha, o seminário visa dar aos discentes a oportunidade de desenvolver trabalho científico aos moldes do PIBIC, a fim de que possam vivenciar a prática da pesquisa. "Então, as atividades do PET seguem o tripé ensino, pesquisa e extensão, dessa forma, trazendo a pesquisa para o PET de Física, o evento visa, sobretudo, possibilitar aos discentes vivenciar a experiência da iniciação científica equivalente ao PIBIC, com avaliação  de banca examinadora e entrega de relatório ou artigo científico ao final da pesquisa", comenta.

Dentre os trabalhos a serem apresentados, está a pesquisa do aluno Wellington Lima (7º período), do curso de Licenciatura em Física, o discente defende a pesquisa "História e Filosofia da Ciência como Subsídio para uma proposta de Sequência Didática para o Ensino da Teoria da Relatividade Geral", o objetivo é mostrar que a combinação da história, da filosofia e metodologias atuais com a ciência podem contribuir para o ensino-aprendizagem  da Física. "Então,  como futuro professor eu quero propor sequência didática a partir do resgate histórico de eventos da Física, principalmente os ocorridos no Brasil, como por exemplo, o Eclipse de Sobral, em 1919, que comprovou a Teoria da Relatividade de Albert Eisntein, ou seja, a Física pode ser ensinada de outras formas e não somente dentro do modelo tradicional", explica.

Participando pela terceira vez do Seminário, o aluno conta que fazer parte do Grupo PET tem sido experiência enriquecedora, pois tem tido a oportunidade de desenvolver atividades voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. "Representando o PET e o Departamento de Física eu pude participar de dois eventos nacionais, com certeza se eu não estivesse no PET eu não teria a chance de melhorar meu currículo e de mostrar que na Ufam a gente faz pesquisa de qualidade", conclui.

Nesta edição, os trabalhos serão avaliados por banca examinadora composta pelos professores Igor Padilha (ICE), Marco Aurélio Cruz e Silvina Paula Martinez, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/Itacoatiara).

O evento é gratuito e não é necessário inscrição prévia.

Para fins de emissão de certificado o controle da presença será feito durante o evento.

Acesse o link do evento aqui.