Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Instituído GT para digitalização das Normativas PROEG
Início do conteúdo da página
Notícias

Instituído GT para digitalização das Normativas PROEG

  • Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2022, 09h54
  • Última atualização em Segunda, 01 de Agosto de 2022, 15h33

Tendo como objetivo realizar a conversão das normas expedidas pela PROEG (Portarias) e pela Câmara de Ensino de Graduação (Resoluções),  para formato digital, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), com o apoio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), constituiu o Grupo de Trabalho (GT) composto pelas servidoras da PROEG Solange Huber dos Santos (Presidente),  Aldinéa de Paula Corrêa, Estrela Dinamar Vinente Santarém, Márcia Venlud de Araújo e pela servidora Marcela Priscila Coutinho Lins (Arquivo Central).

O GT, liderado pela Arquivista Solange Huber e Coordenadora do Acervo Acadêmico, está responsável pela organização, descrição, classificação, indexação e digitalização das Portarias emitidas pela PROEG e das Resoluções deliberadas pela Câmara de Ensino de Graduação - CEG/CONSEPE. "Nesta primeira fase pretendemos digitalizar todos os documentos normativos  da PROEG , nosso intuito é a preservação do documento como patrimônio histórico, facilitando a difusão e o acesso rápido à informação, de forma a atender as necessidades da gestão superior, a de pesquisadores e do público em geral" explica.

Para realização do trabalho foi formalizada parceria com o Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio (Archivum), coordenado pelo professor Leandro Coelho, que cedeu scaners, mesa de higienização, dentre outros materiais, bem como o espaço físico do laboratório. "A parceria com o Archivum está sendo de fundamental importância pois, além de utilizarmos o espaço e equipamentos do Laboratório, podemos contar com orientações técnicas sobre preservação e restauração de documentos".

O professor Leandro Coelho, coordenador do Laboratório, explica que a atuação do Archivum também visa auxiliar no tratamento técnico do patrimônio documental da própria Universidade, através das parcerias técnicas com as diversas unidades administrativas de ensino e de pesquisa da Ufam. "Então, atualmente o Archivum têm parcerias com o Museu Amazônico e com o Núcleo de Arquitetura Moderna do Amazonas (NAMA), com vistas ao tratamento do acervo do escritor Thiago de Melo e do arquiteto Severiano Porto, respectivamente, assim, seguindo essa política, iniciamos a parceria do Laboratório com a PROEG, com cessão do espaço e equipamentos, além do apoio teórico e técnico para digitalização das normativas PROEG", comenta.

Para o professor a iniciativa além de ampliar o acesso à informação, já que o formato digital possibilita rápido resgate dos documentos, sobretudo, é um trabalho de busca para preservar e resgatar a memória institucional da Ufam. "A atividade de digitalização de parte do acervo da PROEG é de suma importância, pois inúmeras portarias, ainda em vigência, e que não estão digitalizadas, poderão ser acessadas de forma remota e rápida, e isso sem dúvida tem importância histórica tendo em vista que as portarias não mais vigentes também estarão disponíveis para possíveis estudos e pesquisas nas mais diversas temáticas", conclui.

Sobre o Laboratório Archivum

O Laboratório de Pesquisa em Arquivologia, História e Patrimônio (Archivum), foi criado em 2019 pelo professor Leandro Coelho de Aguiar (FIC Ufam), e tem como objetivo incentivar as práticas de pesquisa, ensino e extensão envolvendo as atividades de estudos e planejamentos de procedimentos e rotinas técnicas em ações de recolhimento, acondicionamento, preservação, patrimonialização e difusão de acervos documentais permanentes e históricos no contexto do estado do Amazonas, inclusive unidades administrativas e de ensino. Entre 2020 e 2021, o Archivum conseguiu recurso financeiro da Fapeam para compra de equipamento e também foi firmada uma parceria com a Biblioteca Central da Ufam, onde instalou seu espaço físico adequado.



 

registrado em:
Fim do conteúdo da página