Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Expedição de Diploma
Início do conteúdo da página

Como solicitar Expedição de Diploma de Graduação e de Pós-Graduação

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 12h06 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 14h09 | Acessos: 3618

Expedição de Diploma de Graduação

A expedição e registro de diplomas de graduação obedece à Portaria 1095, de 25.10.2018. Dessa forma, para expedição dos diplomas a serem entregues no dia da solenidade de colação de grau em turma, é necessário que:

Após verificar se seu nome consta na lista (enviada pela Proeg à coordenação) como apto a Colar Grau, o aluno finalista solicita a expedição do seu diploma na coordenação do seu respectivo curso (observar calendário acadêmico), anexando cópia da RG, certidão de nascimento ou casamento em caso de mudança de nome;

O formando compareça à solenidade de colação de grau.

Observação:

1 Os alunos que não estiverem na lista descrita acima devem solicitar contagem de crédito e expedição do diploma à coordenação do curso; caso o discente perca o prazo (calendário acadêmico) deve procurar a Coordenação de Orientação Acadêmica (COA), na Proeg;

2 Os alunos que colarem grau em período especial (prazo não estipulado no calendário acadêmico) devem aguardar cerca de trinta dias para recebimento do Diploma. 

Importante

O aluno finalista que perder o prazo para a solicitação de expedição de diploma na Coordenação do curso, no período estipulado em calendário acadêmico, deve dirigir-se à Coordenação de Orientação Acadêmica - COA, na Proeg.

O aluno finalista (sexo masculino) dos cursos de Farmácia, Medicina e Odontologia têm a expedição de seu diploma condicionada ao comparecimento dos mesmos no Comando da 12ª Região Militar (Lei nº 5.292 de 08 de junho de 1967)

Informações mais detalhadas e solicitações dos serviços oferecidos pela Coordenação de Registro de Diplomas - CRD, procurar a Coordenação de Orientação Acadêmica – COA, telefone 3305-1481

Documentos necessários para expedição de Diploma de Graduação

1ª Via:

  • Formulário de Requerimento retirado na COA, preenchido, datado e assinado
  • Cópia do Registro Geral (RG);
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Os cursos da área da saúde (Medicina, Odontologia e Farmácia) devem apresentar declaração de comparecimento comando da 12ª Região Militar.

2ª Via: baixar formulários, imprimir e preencher

Após preenchimento do formulário, anexe cópia e pagamento da taxa e dirija-se ao Protocolo da Proeg, localizado no térreo da Reitoria.

Prazos para entrega do diploma

1ª via do Diploma

Ao aluno finalista que colar grau em data estipulada no calendário acadêmico, a Ufam entrega o diploma no dia da solenidade de colação de grau, desde que tenha cumprido os requisitos necessários.

O aluno finalista que colar grau fora do prazo receberá o diploma no prazo máximo de  trinta dias.

2ª via do Diploma

A expedição da segunda via também obedece ao prazo máximo de trinta dias.

Onde receber o diploma (2ª e 1ª vias), exceto os alunos que recebem no momento da colação de grau

Os diplomas de graduação (segunda via), bem como os diplomas não recebidos no momento da colação de grau, serão entregues pela Coordenação de Registro de Diploma (CRD), localizado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, térreo do prédio da Reitoria.

Quem pode receber o diploma

O Diploma será entregue ao diplomado, portando identificação ou seu representante mediante procuração pública.

Passo a passo para preenchimento do Guia de Recolhimento da União (GRU)

Acesse site do Tesouro Nacional e escolha impressão de GRU;

2 Preencha os campos com os códigos abaixo e clique em avançar

Unidade Gestora (UG): 154039

Gestão: 15256 – Fundação Universidade do Amazonas

Nome da Unidade: Fundação Universidade do Amazonas

Código de Recolhimento: 28832-2 Serviços Educacionais

3 Preencha somente os campos obrigatórios com as informações abaixo e em seguida escolha emitir GRU

Número de Referência: 3031201902

Preencher com dados do contribuinte pessoa física ou pessoa jurídica.

Valor Principal: R$ 50,00

Valor Total: R$ 50,00

Pós-Graduação - 1ª via

Sobre expedição de diploma stricto sensu  (mestrado e doutorado), veja passo a passo.

1 Aluno solicita ao seu respectivo Programa de Pós-Graduação mediante a apresentação da Ata de Defesa; dissertação; diploma de graduação; histórico escolar da graduação; cópia da identidade e do CPF, cópia da certidão de casamento (em caso de mudança de nome) ou nascimento; declaração de Nada Consta, e declaração de Depósito na Biblioteca;

2 O Programa de Pós-Graduação encaminha o processo de solicitação do aluno à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp);

3 A Propesp solicita à Proeg a expedição e registro do Diploma;

4 A Proeg envia o Diploma à Propesp para entrega ao aluno;

Os alunos bolsistas (Fapeam ou outro) devem apresentar, além dos documentos acima, espelho do SIGFAPEAM contendo dissertação/tese; Ata de Defesa e Relatório Final.

Informações consultar a Divisão de curso de Pós-Graduação por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligar para 3305-1181 Ramal 2221.

Pós-Graduação - 2ª via

A segunda via do diploma de pós-graduação deve ser feita diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) por meio de requerimento disponível no site da Propesp.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página