Página inicial > Programas Acadêmicos > Programa de Educação Tutorial - PET

Programa de Educação Tutorial - PET

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 11h03 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 21h45 | Acessos: 2386

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação, ampliar e/ou aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, com isso espera-se melhorar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.

As atividades extracurriculares oferecidas pelo Programa objetivam garantir aos alunos oportunidade de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

Sobre o PET

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com o nome Programa Especial de Treinamento (PET), este programa foi transferido no final de 1989 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM). A partir de 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

O PET destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES). O apoio pode ser concedido ao estudante bolsista até a conclusão da sua graduação e ao professor tutor por três anos, podendo ser prorrogável por iguais períodos, conforme parecer da Comissão de Avaliação do Programa.

Acesse aqui para ver legislação que institui e regulamenta o Programa.

Formulários PET

Termo de Compromisso Aluno